passe livre site

Conforme orientação da Secretaria Municipal de Transportes (Portaria SMTR n°1, de 11 de janeiro de 2019), a utilização dos cartões de Passe Livre Universitário, assim como de outras modalidades de gratuidade, passou a ser monitorada por identificação biométrica facial.

As câmeras instaladas no interior dos ônibus fotografam o usuário no momento em que o cartão é utilizado e o sistema de reconhecimento facial verifica se é o titular do cartão, comparando a imagem obtida com a foto do cadastro.

Se o usuário não for reconhecido, a mensagem "Recadastre-se" aparecerá no validador e o titular terá 1 (um) dia para comparecer à Secretaria Municipal de Transportes, na Rua Dona Mariana, n° 48, em Botafogo.

Caso não cumpra o prazo, a mensagem “Benefício suspenso” aparecerá no validador até que seja realizado o recadastro diretamente com o RioCard. A UFRJ não tem participação nesse processo de recadastramento.

Outras informações sobre o Passe Livre Universitário e o Sistema de Identificação Biométrica Facial podem ser consultadas no site do RioCard: https://www.cartaoriocard.com.br/rcc/institucional/biometria_universitario.

UFRJ PR7 - Pró-reitoria de Políticas Estudantis