A Divisão de Saúde do Estudante é responsável por planejar, acompanhar, gerenciar e promover ações em saúde do estudante. A estratégia prioritária é a promoção de saúde, ou seja, intervir nos condicionantes que possam interferir em determinada situação do ambiente universitário. Entende-se que o conceito de saúde é ampliado, para além da dicotomia saúde/doença focada no modelo biomédico assistencial. As ações da DISAE visam potencializar os recursos disponíveis na universidade para o cuidado ser compartilhado com os atores envolvidos no percurso universitário.


Como ser atendido?


A porta de entrada preferencial na DISAE é através dos Núcleos de Acolhimentos ao Estudante. Este primeiro contato é importante para identificar as necessidades de saúde do estudante e apresentar os recursos da rede de atenção em saúde tanto da UFRJ quanto do município em consonância com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde.

A partir da escuta no grupo de acolhimento, o estudante pode retornar para mais encontros, e avaliada a necessidade de encaminhamento, fazemos a regulação para as unidades assistenciais da UFRJ ou recomendamos unidades básicas de referência do território do estudante.

É importante esclarecer que a DISAE não substitui os serviços e ações ofertados no Sistema Único de Saúde (SUS), ou seja, o(a) estudante deve manter cadastro atualizado na Unidade Básica de Saúde (Clínica da Família) no território em que mora.

Quando?

O acolhimento acontece em grupos com psicólogos e assistentes sociais em datas e horários a serem divulgados mensalmente no site da PR7. Não há necessidade de agendamento prévio e as vagas são preenchidas por ordem de chegada.

Onde?

Atualmente contamos com um Núcleo que fica localizado no Contâiner ao lado do SINTUFRJ na Praça da Prefeitura Universitária s/n - Cidade Universitária.

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Horário de atendimento ao público: 2ºf a 5ºh de 9 as 15h.
Sexta: trabalho interno.

Atualmente, realizamos as seguintes ações:

- Grupos de acolhimento
- Rodas de conversa itinerantes
- Reuniões com docentes e COAAs
- Semana de Saúde do Estudante
- Projeto Vida de Estudante

 

 

OBS: NÃO ATENDEMOS URGÊNCIA E EMERGÊNCIA.
Esta Divisão não assiste diretamente casos de urgência/emergência (UE) de saúde, nem física e nem mental, tendo em vista que o complexo hospitalar da Universidade não conta com unidades de urgência e emergência. Nesses casos, orientamos o/a aluno/a a procurar a unidade do Sistema Único de Saúde mais próxima de onde ocorre o momento de crise que, uma vez identificada a gravidade do quadro, transferirá o estudante para um hospital especializado da própria rede. Em casos que impossibilitem o deslocamento da pessoa até o serviço de emergência, orienta-se ligar para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) – telefone: 192.

 

Clique aqui para visualizar as unidades de urgência e emergência de cada território. (http://www.rio.rj.gov.br/web/sms/exibeconteudo?id=4206759)

Em casos de saúde mental, recomendamos:

  •  Hospital Municipal Lourenço Jorge

Endereço: Avenida Ayrton Senna, 2.000 – Barra da Tijuca

Telefone: (21) 3111-4603

  •  Hospital Municipal Pedro II

Endereço: Rua do Padro, 325 – Santa Cruz

Telefone: (21) 3365-0300

  •  Instituto Municipal Philippe Pinel

Endereço: Avenida Venceslau Brás, 65 – Botafogo

Telefone: (21) 2542-3049

  •  Policlínica Rodolpho Rocco

Endereço: Estrada Adhemar Bebiano, 339 – Del Castilho

Telefone: (21) 3882-0577

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