A Seção de Esporte e Lazer planeja, coordena e executa ações, atividades, projetos e programas que incentivem e disseminem a cultura esportiva e de atividade física como prática de vida, contribuindo para uma formação acadêmica na perspectiva integral do discente.

PROGRAMA ESPORTE E LAZER (PEL)

O Programa Esporte e Lazer – PEL é um programa institucional de atividades físico-esportivas destinado aos estudantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro e desenvolvido em parceria pela Divisão de Esporte, Cultura e Lazer (DECULT) e a Escola de Educação Física e Desportos (EEFD). Tem por objetivo proporcionar um espaço para a prática de atividade física orientada voltada para a manutenção/melhora da saúde e da qualidade de vida, promovendo aspectos positivos de socialização e bem-estar na perspectiva de contribuir para a permanência dos discentes e a excelência acadêmica no ensino superior público. As atividades acontecem durante a semana nas instalações da EEFD e os respectivos horários e modalidades ofertadas são divulgados no início de cada semestre.

PROGRAMA ESPORTE REPRESENTAÇÃO (PER)

O Programa Esporte Representação – PER é um programa institucional de esportes, com o viés competitivo, destinado aos estudantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro e desenvolvido em parceria pela Divisão de Esporte, Cultura e Lazer (DECULT) e a Escola de Educação Física e Desportos (EEFD). O objetivo desse programa é proporcionar aos discentes a prática esportiva competitiva nas equipes representativas da UFRJ, sem perder de vista o cunho educacional/pedagógico do esporte universitário. Essas equipes disputam, em diversas modalidades, campeonatos a nível local, regional e nacional. As atividades acontecem nas instalações da Escola de Educação Física e Desportos e os respectivos horários de treinamento das equipes nas diversas modalidades existentes são divulgados no início de cada ano letivo, podendo sofrer alterações e adequações.

UFRJ PR7 - Pró-reitoria de Políticas Estudantis