Conforme Resolução da Secretaria Municipal de Transporte (SMTR) nº 2930 de 22 de dezembro de 2017, fica a cargo da Universidade enviar à Secretaria Municipal de Transporte, semestralmente, a listagem com dados de todos estudantes cotistas regularmente matriculados/as, para fins de renovação dos Bilhetes Únicos Universitários (BUU). A resolução igualmente determina que o prazo limite para as Instituições de Ensino enviarem tais informações, neste semestre, é dia 30/03/18, sendo responsabilidade da RioCard regularizar os BUUs desses estudantes em até 10 dias após o recebimento das informações.

A UFRJ enviou a listagem solicitada em 29/01/2018 e, não obtendo nenhum retorno da Secretaria Municipal de Transportes, reenviou nos dias 11/02/2018 e 04/03/2018.  Apenas na segunda semana de março estabeleceu-se contato com a SMTR para agendamento de uma reunião com as demais Universidades do Município do Rio de Janeiro, para esclarecimentos sobre o novo procedimento.

Em reunião realizada no dia 15 de março de 2018, com a presença da SMTR e RioCard, as Universidades foram comunicadas da suspensão do benefício de estudantes que deveriam renovar o BUU até o dia 22 de dezembro de 2017 e não estavam com este procedimento agendado até esta data e que a renovação somente ocorrerá em 10 de abril de 2018, data limite para RioCard regularizar tal situação.

Estudantes com vencimento de seus BUUs a partir de 22/12/2017 não precisam efetuar esse procedimento, sendo compromisso da RioCard que os benefícios permanecerão ativos até 10/04, data em que serão efetivamente renovados até o final do primeiro semestre letivo.

ATENÇÃO:

Este procedimento é válido apenas para renovação dos BUU de estudantes cotistas. Os estudantes que ingressaram por ampla concorrência e que possuem o benefício através do perfil de renda, devem proceder a renovação diretamente com a RioCard.

Ingressantes em 2018.1 e estudantes que ainda não possuam BUU, devem agendar a solicitação de emissão do cartão diretamente na página da RioCard.

Segundo informações fornecidas pela RioCard, caso o/a estudante deseje que o BUU seja emitido com o nome social, basta solicitar diretamente ao atendente da RioCard no dia agendado para entrega da documentação. Para aqueles/as que desconheciam esta possibilidade, também é possível solicitar segunda via do BUU com nome social, mas será cobrada taxa de emissão do novo cartão.

Caso você tenha alguma dúvida, a listagem enviada à SMTR pode ser consultada AQUI.

Obs.: Caso seja estudante cotista e seu nome não conste na listagem, apresente declaração de cotista pessoalmente na sala da PR-7, localizada na Decania do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN). Essa declaração pode ser retirada no SIGA, na sua Secretaria Acadêmica ou na Divisão de Registro do Estudante (DRE/PR-1).

Os estudantes ingressantes em 2018/1 pela ação afirmativa na modalidade de renda bruta familiar per capita inferior ou igual a 1,5 salários mínimos têm direito à Bolsa de Acesso e Permanência (BAP) e Auxílio Transporte (municipal ou intermunicipal). Contudo, o recebimento da Bolsa de Acesso e Permanência (BAP) depende da comprovação da situação socioeconômica declarada no ato da matrícula e, por esse motivo, SOMENTE SERÃO ACEITOS OS PEDIDOS DE BOLSA DOS ESTUDANTES COM MATRÍCULA REGULARIZADA PELA PR1. 

 

ATENÇÃO AOS PROCEDIMENTOS PARA REQUERER A BOLSA:

 

Passo 1: Comparecer para REUNIÃO no Auditório PANGEA – IGEO (Prédio do CCMN Avenida Athos da Silveira Ramos, 274 - Cidade Universitária / Ilha do Fundão – RJ), no horário informado na listagem abaixo, munido dos seguintes documentos:

– Formulário, devidamente preenchido, da Bolsa de Acesso e Permanência (para imprimir o formulário, clique AQUI)

- Cópia do Plano de estudos ou do Comprovante de Inscrição em Disciplinas para 2018/1;

– Cópia da carteira de identidade e do CPF;

– Cópia do comprovante de residência no Rio de Janeiro (caso o comprovante não esteja no nome do estudante ou de seus pais, deverá anexar declaração do titular da conta informando que o estudante reside no endereço e cópia da carteira de identidade do declarante).

Consulte AQUI a listagem dos estudantes aptos a requerer a BAP

ATENÇÃO: Caso seu nome não esteja nesta listagem, solicitamos que aguarde as próximas convocações.

 

Passo 2: Cadastrar no SIGA uma conta corrente individual, em nome do estudante. Os estudantes que não tiverem com conta cadastrada até o dia 06/04/2018 somente serão incluídos em folhas subsequentes.

 

Os estudantes do Campus UFRJ - Macaé e do Pólo Xerém poderão entregar a documentação nas respectivas Secretarias Acadêmicas, respeitando os procedimentos e prazos estabelecidos.

 

EM TEMPO, ESTA CONVOCAÇÃO DESTINA-SE AOS ALUNOS JÁ CONVOCADOS E QUE, POR ALGUM MOTIVO, NÃO PUDERAM COMPARECER.

 

Os estudantes ingressantes em 2017/2 pela ação afirmativa na modalidade de renda bruta familiar per capita inferior ou igual a 1,5 salários mínimos têm direito à Bolsa de Acesso e Permanência (BAP) e Auxílio Transporte (municipal ou intermunicipal). Contudo, o recebimento da Bolsa de Acesso e Permanência (BAP) depende da comprovação da situação socioeconômica declarada no ato da matrícula e, por esse motivo, SOMENTE SERÃO ACEITOS OS PEDIDOS DE BOLSA DOS ESTUDANTES COM MATRÍCULA REGULARIZADA PELA PR1.

 

ATENÇÃO AOS PROCEDIMENTOS PARA REQUERER A BOLSA:

Passo 1: Comparecer para REUNIÃO no Auditório PANGEA – IGEO (Prédio do CCMN Avenida Athos da Silveira Ramos, 274 - Cidade Universitária / Ilha do Fundão – RJ), no horário informado na listagem abaixo, munido dos seguintes documentos:

– Formulário, devidamente preenchido, da Bolsa de Acesso e Permanência (para imprimir o formulário, clique AQUI)

- Cópia do Boletim Escolar, emitido pelo SIGA;

– Cópia do Comprovante de Inscrição em Disciplinas para 2018/1;

– Cópia da carteira de identidade e do CPF;

– Cópia do comprovante de residência no Rio de Janeiro (caso o comprovante não esteja no nome do estudante ou de seus pais, deverá anexar declaração do titular da conta informando que o estudante reside no endereço e cópia da carteira de identidade do declarante).

 

Consulte AQUI a listagem dos estudantes aptos a requerer a BAP

 

SOLICITAMOS QUE OS ESTUDANTES COMPAREÇAM NOS HORÁRIOS INDICADOS AO LADO DE SEU NOME.

 

 

Passo 2: Cadastrar no SIGA uma conta corrente individual, em nome do estudante. Os estudantes que não tiverem com conta cadastrada somente serão incluídos em folhas de pagamento futuras, até o mês de julho de 2018.

Os estudantes do Campus UFRJ - Macaé e do Pólo Xerém poderão entregar a documentação nas respectivas Secretarias Acadêmicas, respeitando os procedimentos e prazos estabelecidos.

 

ATENÇÃO: CONSTAM DA LISTAGEM APENAS OS ESTUDANTES INGRESSANTES EM 2017/2 COM MATRÍCULA REGULARIZADA. OS ESTUDANTES QUE APRESENTARAM RECURSO NA DRE AINDA ESTÃO EM PROCESSO DE ANÁLISE DA DOCUMENTAÇÃO APRESENTADA E, POR ISSO, NÃO CONSTAM DA LISTAGEM.

consuni 3 0

 

 

Depois de anos de luta do movimento estudantil e demais segmentos da comunidade universitária, o Consuni aprovou, em sessão especial realizada em 08 de março de 2018, a criação da Pró-Reitoria de Políticas Estudantis - PR7 (RESOLUÇÃO Nº 1, de 8 de março de 2018 - DOU nº 49 de 13 de março de 2018) .

 

 

Clique aqui para ler a nota oficial da UFRJ sobre a criação da PR7.

 

 

onibus cultural colorido

A Divisão de Esporte, Cultura e Lazer da Superintendência Geral de Políticas Estudantis (SUPEREST) está iniciando o projeto “Ônibus cultural UFRJ”!

 

Nossa primeira ação ocorrerá no dia 16 de março de 2018, sexta-feira, e tem como objetivo apresentar os equipamentos culturais e prédios administrativos da cidade universitária aos alunos da UFRJ.

 

O local de saída e retorno do ônibus é o Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) localizado na Av. Athos da Silveira Ramos, 149 - Ilha do Fundão, Rio de Janeiro.

 

Para participar dessa atividade, os alunos interessados deverão se inscrever pelo formulário – clique aqui-!

 

 As inscrições foram prorrogadas até o dia de 15/03/2018, às 23:59.

 

Orientações:

- As visitas são de 1 hora e 30 minutos

- O aluno deverá selecionar apenas 1 (um) horário de preferência entre os turnos: manhã, 09:00 às 10:30 e 10:30 às 12:00; e tarde, 13:00 às 14:30 e 14:30 às 16:00. Cada horário refere-se a uma turma no total de 42 alunos,

- O formulário está organizado em duas etapas. Primeiro um cadastro do e-mail, depois o aluno deve abri o link encaminhado para o e-mail registrado, e assim preencher ao formulário. É necessário a finalização destas duas etapas para garantir a vaga no ônibus.

 

No dia 16/03, o acesso ao ônibus só será permitido mediante apresentação do email de confirmação, informando nome completo, número de inscrição e o horário escolhido.

 

Em caso de dúvida, encaminhe email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

 

Reiteramos que, de acordo com comunicado emitido em 26/01/2018, os/as moradores da Residência Estudantil que possuem ar condicionado instalado em seus quartos terão o prazo até o dia 05/02/2018, para a retirada dos aparelhos.  Este é um procedimento necessário para garantir as condições de segurança do edifício em conformidade com recomendação da Divisão de Fiscalização do Escritório Técnico da Universidade no Memorando nº 0419/2017.Tal procedimento também visa melhorar as condições de moradia de todos/as moradores, pois possibilitará a instalação dos ventiladores em cem por cento dos quartos.

 

O laudo técnico emitido pelo Escritório Técnico da Universidade está disponível na Secretaria da Residência Estudantil para eventuais consultas.

 

Superest, 31/01/2018.

UFRJ PR7 - Pró-reitoria de Políticas Estudantis
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