A Divisão de Esporte, Cultura e Lazer (Decult), integrante da Superintendência Geral de Políticas Estudantis (SuperEst), em parceria com a Escola de Educação Física e Desportos (EEFD), torna público a lista de contemplados, em conformidade com o edital (2017.2), nas modalidades do Programa Esporte Participação. Ressaltamos que a lista de espera será divulgada na próxima semana. Os candidatos contemplados nesta listagem agora publicada receberão um e-mail com dia e horário para se apresentarem para o início das atividades.

 

Consulte AQUI a lista dos selecionados para o Programa de Esporte de Participação 2017/2

 

DECULT, 29/09/2017.

Os alunos selecionados deverão comparecer no Auditório Archimedes Memória - Prédio da Reitoria - 3º andar - Campus Fundão, na data e horário indicado na listagem de resultado.

 

- Alunos do Campus UFRJ-Macaé deverão procurar a Secretaria Acadêmica do referido Campus.

 

Na ocasião deverão assinar o termo de compromisso e receber as orientações necessárias à sua inclusão no Programa.

Deverão apresentar:

- Comprovante de Inscrição em Disciplinas (CRID) referente a 2014-2.

 

ATENÇÃO: O aluno selecionado deverá providenciar abertura de conta corrente ou conta universitária, individual, em qualquer banco. A CONTA DEVE SER CADASTRADA NO SIGA, PELO ALUNO para que o crédito da bolsa seja realizado. Não é necessário apresentar o comprovante de abertura de conta.

 

RECURSOS: Somente serão considerados os recursos que relatarem mudança na situação socioeconômica apresentada na seleção, desde que devidamente comprovada por documentos (item 3.4 do edital).

Prazo para recursos: 29/09 a 03/10 de 2014

Resultado do recurso: 31/10/14

 

EDITAL: Deve ser lido com atenção.  Clique aqui

 

 

CLIQUE AQUI PARA VER A LISTA DE SELECIONADOS

 

 

 

 

 

 

DAE, 26/09/14

Todos os alunos que recebem Bolsa Auxílio, Auxílio Manutenção e Auxílio Moradia Emergencial participarão desse processo, exceto os selecionados no ano de 2014.

 

O que o aluno bolsista deve fazer:

- Ler com atenção o Edital

- Observar as datas para entrega de recursos na Unidade Acadêmica caso a renovação de sua bolsa seja indeferida pela Comissão de Orientação e Acompanhamento Acadêmico (COAA) de seu curso.

 

O que a Comissão de Orientação e Acompanhamento Acadêmico (COAA) deve fazer:

- Fazer a avaliação do desempenho acadêmico dos dois últimos períodos concluídos pelo bolsista no período de 13/10/2014 a 14/11/2014. 

 

Os procedimentos da renovação cabem, apenas, às COAA's.

Os alunos devem aguardar o resultado que será publicado nessa página, em 28/11/14, conforme estabelecido em edital.

 

Clique AQUI para ver o Edital

 

 

 DAE, 18/09/2014

 

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(clique na imagem para acessar a página do PBP-MEC)

 

A partir do dia 24 de junho alunos da UFRJ poderão se inscrever no Programa de Bolsa Permanência do Ministério da Educação (PBP-MEC).

QUEM PODE SE INSCREVER?

Pelas regras estabelecidas pelo Ministério da Educação, somente poderão se inscrever os alunos regularmente matriculados em cursos com carga horária igual ou superior a 5h diárias e que tenham renda per capita de até um e meio salários mínimos. Pelo cálculo do MEC, na UFRJ, podem se inscrever os alunos dos seguintes cursos:

Letras – Português/Japonês (5h03),

Letras – Português/Italiano (5h10),

Letras – Português/Espanhol (5h36),

Letras – Português/Árabe (5h06),

Letras – Português/Hebraico(5h03),

Nutrição (5h),

Enfermagem e Obstetrícia (5h48),

Ciências Biológicas – Biofísica (5h18),

Farmácia (5h29),

Ciências Biológicas – Microbiologia e Imunologia (5h16),

Ciências Biológicas –Biofísica – Xerém (5h18),

Medicina (7h13),

Enfermagem-Macaé (5h08),

Farmácia – Macaé (5h29),

Medicina- Macaé (7h37).

Além destes, os estudantes quilombolas e indígenas também poderão se inscrever, independentemente da carga horária dos cursos em que estiverem matriculados e da renda familiar, conforme estabelecido na Portaria MEC nº 389, de 9 de maio de 2013.

PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO

1º passo - O estudante deve acessar a página eletrônica do PBP-MEC: http://permanencia.mec.gov.br e fazer seu cadastramento no Sistema de Gerenciamento de Bolsas (link "Sistema PBP"), preenchendo os dados do questionário do perfil socioeconômico e cultural na plataforma.

2º passo – Imprimir Termo de Compromisso a ser assinado e entregue junto com a documentação exigida. A lista de documentos está disponível no Manual de Gestão do Programa de Bolsa Permanência na página eletrônica (permanencia.mec.gov.br)

3º passo - Baixar AQUI formulário específico para avaliação socioeconômica. Este formulário deverá ser impresso, preenchido e entregue juntamente com:

·         Termo de compromisso (a ser baixado no site do PBP/MEC);

·         Documentação exigida pelo MEC de acordo com sua situação socioeconômica;

·       Documento de identidade dos menores de 18 anos e carteira de trabalho e declaração de próprio punho para as pessoas desempregadas.

4º passo - Entregar os documentos acima em envelope lacrado, identificado com o nome completo do estudante, DRE, curso, telefone e email.

 

LOCAL DE ENTREGA DOS DOCUMENTOS

Superintendência Geral de Políticas Estudantis (Gabinet)  - Prédio da Reitoria - 2º andar

Horário: 9h às 16h30

Para os alunos de Xerém e Macaé

Entregar documentação na Secretaria Acadêmica do Pólo/Campus

 

ATENÇÃO

O valor da Bolsa Permanência do MEC é de R$ 400,00 sendo que indígenas e quilombolas receberão valores diferenciados (segundo a Portaria, no mínimo o equivalente ao dobro do valor pago aos demais estudantes).

O estudante que atender a todos os requisitos para inserção no referido Programa terá sua inscrição validada pelo Gestor do PBP-MEC na UFRJ e receberá cartão a ser emitido pelo MEC, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A cada mês a UFRJ será responsável pelo lançamento de frequência do estudante e validação da continuidade do benefício.

Estudantes que já recebam outras bolsas de assistência estudantil da UFRJ (Auxílio Manutenção-Benefício Moradia, Bolsa Auxílio, Bolsa Acesso e Permanência) não poderão acumular estas bolsas com o PBP-MEC. Uma vez se inscrevendo no PBP-MEC e sendo selecionados, serão excluídos dos demais programas.

Todas as informações sobre o PBP-MEC, os objetivos do Programa, os critérios e exigências de desempenho acadêmico, procedimentos para inscrições poderão ser esclarecidos no portal http://permanencia.mec.gov.br

Dúvidas específicas em relação aos procedimentos internos à UFRJ deverão ser encaminhadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone 2598-1623

No processo seletivo para o Benefício Moradia de 2014-2 se inscreveram 260 alunos, sendo 226 dos campi e unidades isoladas do Rio de Janeiro e 34 alunos do Campus UFRJ - Macaé.

Os alunos selecionados deverão apresentar cópia do comprovante de inscrição em disciplinas para 2014-2 (CRID) na data, horário e local abaixo:

 

                   Dia:10/09

                   Horário:  14h

                   Local:  Auditório Archimedes Memória - Prédio da Reitoria - 3º andar

 

 

ATENÇÃO: Alunos selecionados do Campus UFRJ- Macaé deverão comparecer na mesma data e horário na Secretaria Acadêmica do referido campus.

 

- Recursos deverão ser apresentados à DAE (sala 809 - Prédio da Reitoria) do dia 9/09 a 15/09, no horário de 9:30h às 16:30h.

- Alunos do Campus UFRJ Macaé deverão apresentar recurso, no mesmo prazo, na secretaria acadêmica do Campus.

 

ALUNOS SELECIONADOS RIO (CLIQUE AQUI PARA VER A LISTAGEM)

ALUNOS SELECIONADOS MACAÉ (CLIQUE AQUI PARA VER A LISTAGEM)

 

DAE, 08/09/2014

Tome ciência do andamento do trabalho do PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DA BIBLIOTECA DA RESIDÊNCIA ESTUDANTIL DA UFRJ, um projeto PBPD - Programa de Bolsas para Projetos de Desenvolvimento.

Para ver o vídeo, clique AQUI

 

Para ter acesso à apresentação do acervo contaminado por agentes biológicos, com necessidade de descarte, clique AQUI.

 

Conforme informado, o pagamento retroativo dos abaixo relacionados sera realizado por ordem de pagamento, disponivel a partir de hoje ate o dia 26/09.

Os alunos deverao comparecer a qualquer agencia do Banco do Brasil com documento de identidade e solicitar a ordem de pagamento.

 

Clique aqui e veja a lista nominal

 

 

DAE, 3/09/2014

Os alunos selecionados deverão comparecer, em data e horário definidos na listagem abaixo, para assinatura do Termo de Compromisso e para receber orientações acerca da bolsa. Na ocasião deverão entregar:

- cópia do comprovante de abertura de conta corrente no Banco do Brasil (poderá ser conta universitária) ou cópia do cartão do banco. A CONTA DEVERÁ SER CADASTRADA NO SIGA.

- CRID de 2013-2

Local de comparecimento: Auditório Archimedes Memória - Prédio da Reitoria - 3º andar.

Alunos do Campus UFRJ Macaé deverão procurar a secretaria acadêmica, para assinatura de termo e entrega de documentos.

Consulte AQUI a listagem dos alunos do Rio ou Xerém

Consulte AQUI a listagem dos alunos de Macaé

 

ATENÇÃO

Conforme Edital, o prazo de entrega de recursos será do dia 30/09 a 04/10, na Divisão de Assistência ao Estudante - DAE, no horário de 9:30h às 16:30h.

Alunos do Campus UFRJ Macaé e Pólo Xerém poderão entregar seus recursos nas respectivas secretarias acadêmicas, no mesmo período.

DAE / Superest, 28/9/2013

Os alunos que recebem o Auxílio Moradia Emergencial NÃO necessitarão apresentar os comprovantes mensais de pagamento de aluguel / comprovantes de residência na DAE.

A SuperEst irá implantar novo procedimento que será informado aos alunos, oportunamente.

A folha de pagamento do mês de outubro será processada normalmente.

Informamos que o processo de renovação da Bolsa Auxílio e Benefício Moradia (incluindo o Aux. Moradia Emergencial) terá o Edital publicado na SEGUNDA SEMANA de outubro/13.
Para esse processo novos procedimentos serão implantados e, por essa razão, a publicação do Edital não ocorreu em setembro, conforme anteriormente informado.
Todos os alunos bolsistas da Bolsa Auxílio e Benefício Moradia deverão participar do referido processo, EXCETO os alunos que foram selecionados para um dos benefícios  em 2013.

riocard

Veja AQUI a listagem encaminhada à Fetranspor dos alunos ingressantes pela Ação Afirmativa, que têm direito ao agendamento para emissão do Rio Card Universitário.

 

QUEM TEM DIREITO?

Todos os alunos ingressantes pela política de ação afirmativa (cotas a partir de 2011). O direito é assegurado por Lei Municipal, cabendo às instituições de ensino o encaminhamento dos dados dos alunos cotistas.

COMO TER ACESSO?

Os dados de todos os cotistas da UFRJ já foram encaminhados e, para fazer o agendamento, o aluno deve acessar a página da RioCard (www.riocard.com/prouni), a partir do dia 1 de outubro.

É necessário ler com atenção todas as informações da página e, caso persistam dúvidas, entrar em contato com o telefone  do Call Center da RioCard - 2127-4000.

 

UM CONVITE ESPECIAL AOS ESTUDANTES DA UFRJ !

 

Clique na imagem abaixo para ver a Programação. Participe !!!!

 

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Clique na imagem para ver a Programação

 

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Os ingressantes pela ação afirmativa em 2012 / 2º semestre, deverão providenciar a documentação abaixo discriminada, para que possam receber a Bolsa de Acesso e Permanência e o Auxílio Transporte.

- Comprovante de inscrição em disciplinas

- Cópia do contrato de abertura de conta corrente do Banco do Brasil ou cópia do cartão do banco. Só serão aceitas contas correntes  individuais, podendo ser conta universitária.

- Comprovante de residência (conta de luz, gás, telefone ou outras). Caso o aluno resida em vagas ou moradias alugadas, o titular da conta deve fazer declaração de próprio punho informando que o aluno reside em sua casa.

- Formulário e declaração  anexas, devidamente preenchidas.

 

ATENÇÃO

- Toda a documentação deverá ser entregue entre os dias 24 de setembro e 26 de outubro na DIVISÃO DE ASSISTÊNCIA AO ESTUDANTE - DAE – Prédio da Reitoria - 8º andar, sala 809 – Cidade Universitária, de 8h30 às 16h30. A documentação deverá ser entregue em envelope contendo nome do aluno, DRE e telefone de contato.

- Os alunos que ingressaram no 1º semestre de 2012 e já recebem Bolsa de Acesso e Permanência, caso tenham tido novo ingresso no 2º semestre pela Ação Afirmativa, deverão apresentar o comprovante de inscrição em disciplinas do novo curso, até o dia 26 de outubro, na Divisão de Assistência ao Estudante. 

- Não aceitaremos documentação incompleta.

 

Baixe os documentos abaixo para preenchimento:

 

Formulário Bolsa de Acesso e Permanência

Declaração de dados para Bolsa Acesso e Permanência

 

A Divisão de Saúde do Estudante – DISAE e a Divisão de Inclusão, Acessibilidade e Assuntos Comunitários – DINAAC informam aos alunos contemplados com o benefício moradia que serão realizadas reuniões informativas sobre os serviços oferecidos e ações desenvolvidas pelas respectivas Divisões. Solicitamos o comparecimento nas respectivas datas agendadas, pois nessa oportunidade ocorrerão os encaminhamentos para os exames admissionais na Divisão de Saúde do Trabalhador e na Seção de Assistência Psicossocial. Na ocasião construiremos coletivamente o perfil dos novos alunos, ingressantes na Residência Estudantil, com o objetivo de realizar acompanhamentos necessários às suas demandas, visando propiciar a permanência e conclusão nos cursos de graduação.

Colocamo-nos a disposição para maiores esclarecimentos nos telefones: 2598-1889 (DINAAC) E 2598-1855 (DISAE).

Veja AQUI  a relação dos alunos com nomes, datas e horários dos GRUPOS DE RECEPÇÃO:

 

minerva bem vindos calouros

 

ESTAMOS AQUI PARA AJUDÁ-LOS !!!!!

Leia com atenção as informações contidas nesta página e procure-nos, se precisar !!!

SEJAM BEM-VINDOS À UFRJ

 

 

Em razão da demanda expressa por alunos ingressantes no 2º semestre de 2012, esclarecemos algumas questões sobre as bolsas de assistência estudantil:

- As informações sobre as diversas modalidades de bolsas de assistência estudantil e benefícios encontram-se disponíveis nesta página, no link "Programa de Bolsas e Benefícios ao Estudante".

- O processo seletivo para a Bolsa Auxílio e Benefício Moradia, para o ano de 2012, foi iniciado no primeiro semestre e recentemente concluído. A greve geral na UFRJ atrasou o processo de divulgação dos resultados. Não haverá novo processo neste ano.

- Os alunos ingressantes no segundo semestre de 2012 (fora da Ação Afirmativa) e todos os demais alunos interessados (veteranos), poderão participar de novo processo seletivo para as bolsas de assistência estudantil, previsto para o início do primeiro período letivo de 2013. O Edital e todas as informações serão publicados nesta página.

- Todos os alunos ingressantes pela ação afirmativa no 2º semestre, terão direito à Bolsa de Acesso e Permanência e Auxílio Transporte, referentes ao período de ingresso, conforme aprovado pelo Conselho Universitário da UFRJ. As orientações quanto a entrega de documentação já estão disponíveis nesta página.

- O aluno poderá obter outras informações ou esclarecimentos relacionados às bolsas de assistência estudantil:

a) na Divisão de Assistência ao Estudante – Prédio da Reitoria – 8º andar, sala 809, no horário de 8:30h às 16:30h,

b) através dos telefones 2598-1718 e 2598-1724,

c) através do e-mail DAE (daearrobasuperest.ufrj.br).

logo colorida sem nome

A Comissão de Avaliação dos projetos submetidos ao EDITAL DE APOIO A EVENTOS ESTUDANTIS - 2º SEMESTRE divulgou o resultado parcial das solicitações. Veja a relação dos eventos aprovados até o momento, clicando AQUI

Maiores informações poderão ser obtidas nos e-mais: telmaarrobasuperest.ufrj.br ou danielarrobasuperest.ufrj.br. Ou ainda no telefone 2598-1855.

 

A Comissão Avaliadora dos Projetos divulgou, na 6a feira, dia 5 de outubro, a relação dos demais projetos contemplados (2ª fase). Veja AQUI a relação.

 

Os alunos selecionados deverão comparecer, na data e horário agendados, no Auditório Archimedes Memória – Prédio da Reitoria – 3º andar. O encaminhamento dos alunos será feito progressivamente, obedecendo a ordem de classificação no processo seletivo e observada a disponibilidade de quartos para ocupação. Os alunos contemplados, menores de 18 anos, deverão comparecer acompanhados do responsável legal. Na ocasião, além de assinarem o Termo de Compromisso e receberem orientações, deverão apresentar:

- Cópia do comprovante de abertura de conta corrente do Banco do Brasil ou cópia do cartão. A conta deve ser individual, podendo ser conta universitária.

- Os alunos deverão cadastrar a conta no SIGA.

 

Veja abaixo as listagens dos alunos selecionados, por horário de comparecimento para entrega da documentação:

Resultado Listagem 1

Resultado Listagem 2

 

alojamento

 

O resultado do processo seletivo será disponibilizado, nessa página, no dia 14 de setembro

Informamos que, em razão do atraso ocorrido no início das obras da Residência Estudantil, agravado pela greve dos servidores técnico-administrativos da UFRJ, os alunos selecionados neste processo seletivo serão encaminhados para ocupação das vagas ora existentes no decorrer da segunda quinzena do mês de setembro.

Os alunos que encaminharam recursos referentes ao processo Seletivo de Bolsa Auxílio deverão dirigir-se à Divisão de Assistência ao Estudante (DAE) - Prédio da Reitoria, sala 809, a partir a partir do dia 3 de setembro , para solicitar o resultado.

Aviso

reuniao alojamento

 

No dia 8 de agosto foi realizada a primeira reunião entre a Direção da SuperEst e os servidores técnicos-administrativos e trabalhadores terceirizados da Residência Estudantil. Este será o primeiro de vários encontros buscando a consolidação de  uma Administração Participativa, que compreende constante interlocução com o movimento estudantil e com os trabalhadores, a fim de estabelecer-se um diagnóstico mais preciso e eficaz das diversas necessidades, bem como  da prioridade a ser dada nos encaminhamentos das demandas trazidas pelo corpo social. Durante o período de greve geral na UFRJ, as dificuldades de operacionalização e manutenção dos serviços têm acentuado a necessidade de uma constante articulação entre Administração Central, funcionários e alunos residentes.

Foi constituída uma Comissão Provisória de Administração da Residência Estudantil, composta por 5 representantes da SuperEst (incluindo 2 servidores da Residência Estudantil), um servidor da  PR-3 e o Prefeito Universitário. Esta Comissão não substitui o CONARE (Conselho de Administração da Residência Estudantil), que continuará a ter  representação múltipla (incluindo alunos moradores). Cabe ao CONARE apreciar, encaminhar e fiscalizar os trabalhos da Comissão Provisória de Administração.

 

Em conformidade com o estabelecido pela Resolução CONSUNI 21/2011, informamos que todos os alunos que recebem a Bolsa Auxílio terão direito a complemento financeiro a título de Auxílio Transporte no valor de R$ 70,00, com pagamento retroativo a março/2012.

Na folha de pagamento do mês de maio/12, juntamente com o valor relativo à bolsa (R$ 360,00), serão creditados os valores do Auxílio Transporte referentes aos meses de março, abril e maio (R$ 210,00).

Nos meses seguintes os bolsistas receberão o valor da Bolsa Auxílio (R$ 360,00) e o Auxílio Transporte (R$70,00), totalizando R$ 430,00. (Obs.: o valor da bolsa foi reajustado no mês de Julho para R$ 400,00).

 

 Aviso Greve

 

Durante a greve de docentes, técnicos-administrativos e discentes na UFRJ, a SuperEst manteve a continuidade dos serviços considerados essenciais, particularmente os que diziam respeito à elaboração das folhas de pagamento dos benefícios e bolsas; aos serviços de alimentação na Residência Estudantil e aos atendimentos então agendados na Divisão de Saúde do Estudante.

A divulgação dos resultados das seleções para o Benefício Moradia 2012 e do Edital de Apoio a Eventos Estudantis (2a. fase) ainda está suspensa,  até que haja condições para fechamento dos trabalhos de análise / avaliação dos projetos apresentados. Brevemente divulgaremos os encaminhamentos e procedimentos para os alunos que estão participando destes processos de seleção.

 

acesso ao ensino 

Veja AQUI a relação dos alunos ingressantes pela Ação Afirmativa (cotistas) em 2012/1º semestre que apresentaram documentação bancária e acadêmica pra recebimento da Bolsa Acesso e Permanência. 

 

UFRJ PR7 - Pró-reitoria de Políticas Estudantis
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