A porta de entrada para atendimento em saúde na PR7 é pelos grupos de recepção organizados pela Divisão de Saúde do Estudante (Disae/PR7), onde são identificadas as necessidades de saúde do estudante e apresentados os recursos da rede de atenção da UFRJ e do município do Rio de Janeiro, em consonância com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. 

 

A partir da escuta no grupo de recepção, o estudante pode retornar para mais encontros e, avaliada a necessidade de encaminhamento, é feita a regulação para as unidades assistenciais da UFRJ (dentro das possibilidades da instituição), recomendação para unidades básicas de referência do território do estudante ou, ainda, para outros serviços da Universidade.

 

É importante esclarecer que o atendimento em saúde da PR7 não substitui os serviços e ações ofertados no Sistema Único de Saúde (SUS), ou seja, o(a) estudante deve manter cadastro atualizado na Unidade Básica de Saúde (Clínica da Família) no território em que mora. Para moradores do município do Rio de Janeiro, a Clinica da Família de Referência pode ser encontrada aqui: http://www.subpav.org/ondeseratendido/.  

 

Quando?
O acolhimento inicial acontece nos grupos de recepção com psicólogos e assistentes sociais em datas e horários divulgados mensalmente no site da PR7. Não há necessidade de agendamento prévio e as vagas são preenchidas por ordem de chegada.

 

Onde?
Atualmente, contamos com um Núcleo que fica localizado no Contêiner ao lado do Sintufrj na Praça da Prefeitura Universitária s/n - Cidade Universitária.

 

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

NÃO ATENDEMOS URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

A PR7 não assiste diretamente casos de urgência/emergência (UE) de saúde, nem física e nem mental, tendo em vista que o complexo hospitalar da UFRJ não conta com unidades de urgência e emergência. Nesses casos, o estudante é orientado a procurar a unidade do Sistema Único de Saúde mais próxima de onde ocorre o momento de crise que, uma vez identificada a gravidade do quadro, transferirá o estudante para um hospital especializado da própria rede. 

Em casos que impossibilitem o deslocamento da pessoa até o serviço de emergência, orienta-se ligar para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) – telefone: 192.

 

Veja aqui as unidades de urgência e emergência de cada território. 

 

Em casos de saúde mental:

Hospital Municipal Lourenço Jorge

Endereço: Avenida Ayrton Senna, 2.000 – Barra da Tijuca

Telefone: (21) 3111-4603

 

Hospital Municipal Pedro II

Endereço: Rua do Padro, 325 – Santa Cruz

Telefone: (21) 3365-0300

 

Instituto Municipal Philippe Pinel

Endereço: Avenida Venceslau Brás, 65 – Botafogo

Telefone: (21) 2542-3049

 

Policlínica Rodolpho Rocco

Endereço: Estrada Adhemar Bebiano, 339 – Del Castilho

Telefone: (21) 3882-0577

 

 

UFRJ PR7 - Pró-reitoria de Políticas Estudantis
Desenvolvido por: TIC/UFRJ