FALE CONOSCO
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FALE CONOSCO
Gabinete da Superintendência
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Telefone: (21) 3938-1748
Endereço: Decania do CCMN, sala nº1 - Cidade Universitária
Divisão de Esportes, Cultura e Lazer (DECULT)
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Telefone: (21) 3938-0910
Endereço: Container localizado na Praça da Prefeitura Universitária, ao lado do SINTUFRJ - Cidade Universitária
Divisão de Apoio ao Estudante (DAE)
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Endereço: Auditório de Geotecnia - Prédio Anexo da Coppe - CT - Cidade Universitária
Divisão de Saúde do Estudante (DISAE)
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Telefone: (21) 3938-0715
Endereço: Container localizado na Praça da Prefeitura Universitária, ao lado do SINTUFRJ - Cidade Universitária
Divisão de Inclusão, Acessibilidade e Atendimento Comunitário (DINAAC)
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Telefone: (21) 3938-0101
Endereço: Secretaria da Residência Estudantil - Largo Wanda de Oliveira, 400 - Cidade Universitária
Divisão de Residências Estudantis (DIREST)
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Telefone: (21) 3938-0101
Endereço: Largo Wanda de Oliveira, 400 - Cidade Universitária
Serviço Social da Residência Estudantil
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Telefone: (21) 3938-0108
Endereço: Secretaria da Residência Estudantil - Largo Wanda de Oliveira, 400 - Cidade Universitária
Organograma
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Equipe do Gabinete da Pró-Reitoria de Políticas Estudantis
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Gabinete
Localização: Decania do CCMN - Cidade Universitária
Pró-reitor de Políticas Estudantis
Eduardo Mach Queiroz
Superintendência Geral de Políticas Estudantis
Alexandre Leiras
Chefia de Gabinete
Luciana Andrade Jacomeli Affonso
Suporte administrativo
Ana Paula de Mattos Paura
Thiago Martins Pinheiro
Marinna Lemos
Karen Campos
Coordenação de Políticas Estudantis
Simone Cazarin de Menezes
Coordenação de Desenvolvimento Socials
Rosélia Pinheiro de Magalhães
Coordenação de Planejamento, Avaliação e Gestão da Informação
Daniel Braga
Coordenação do SIA - Sistema Integrado de Alimentação
Renata Santos Pereira Machado
Notícias
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Aviso sobre os serviços de rede e sinal de internet na Residência/Alojamento Estudantil

Nova data para o resultado do Processo Seletivo do BENEFÍCIO MORADIA
O resultado do processo seletivo será disponibilizado, nessa página, no dia 14 de setembro
Informamos que, em razão do atraso ocorrido no início das obras da Residência Estudantil, agravado pela greve dos servidores técnico-administrativos da UFRJ, os alunos selecionados neste processo seletivo serão encaminhados para ocupação das vagas ora existentes no decorrer da segunda quinzena do mês de setembro.
Resultado dos recursos do Processo Seletivo de Bolsa Auxílio
Os alunos que encaminharam recursos referentes ao processo Seletivo de bolsa Auxílio, deverão dirigir-se à Divisão de Assistência ao Estudante (DAE) - Prédio da Reitoria, sala 809, a partir do dia 3 de setembro, para solicitar o resultado.
1ª Reunião conjunta com funcionários da Residência Estudantil

No dia 8 de agosto foi realizada a primeira reunião entre a Direção da SuperEst e os servidores técnicos-administrativos e trabalhadores terceirizados da Residência Estudantil. Este será o primeiro de vários encontros buscando a consolidação de uma Administração Participativa, que compreende constante interlocução com o movimento estudantil e com os trabalhadores, a fim de estabelecer-se um diagnóstico mais preciso e eficaz das diversas necessidades, bem como da prioridade a ser dada nos encaminhamentos das demandas trazidas pelo corpo social. Durante o período de greve geral na UFRJ, as dificuldades de operacionalização e manutenção dos serviços têm acentuado a necessidade de uma constante articulação entre Administração Central, funcionários e alunos residentes.
Foi constituída uma Comissão Provisória de Administração da Residência Estudantil, composta por 5 representantes da SuperEst (incluindo 2 servidores da Residência Estudantil), um servidor da PR-3 e o Prefeito Universitário. Esta Comissão não substitui o CONARE (Conselho de Administração da Residência Estudantil), que continuará a ter representação múltipla (incluindo alunos moradores). Cabe ao CONARE apreciar, encaminhar e fiscalizar os trabalhos da Comissão Provisória de Administração.

Como foi o funcionamento da SuperEst no período de greve na UFRJ

Durante a greve de docentes, técnicos-administrativos e discentes na UFRJ, a SuperEst manteve a continuidade dos serviços considerados essenciais, particularmente os que diziam respeito à elaboração das folhas de pagamento dos benefícios e bolsas; aos serviços de alimentação na Residência Estudantil e aos atendimentos então agendados na Divisão de Saúde do Estudante.
A divulgação dos resultados das seleções para o Benefício Moradia 2012 e do Edital de Apoio a Eventos Estudantis (2a. fase) ainda está suspensa, até que haja condições para fechamento dos trabalhos de análise / avaliação dos projetos apresentados. Brevemente divulgaremos os encaminhamentos e procedimentos para os alunos que estão participando destes processos de seleção.
Relação de alunos com Bolsa Acesso e Permanência 2012/1

Veja AQUI a relação dos alunos ingressantes pela Ação Afirmativa (cotistas) em 2012/1 que apresentaram documentação bancária e acadêmica pra recebimento da Bolsa Acesso e Permanência.
Atenção: Resultado do processo seletivo da Bolsa-Auxílio / 2012
Os alunos selecionados para a Bolsa Auxílio deverão comparecer, nas datas e horários agendados na listagem anexa, no auditório Archimedes Memória – 3º andar – Prédio da Reitoria.
Na ocasião, deverão apresentar:
- cópia do contrato de abertura de conta corrente do Banco do Brasil
OU
- cópia (xerox) legível do cartão do Banco do Brasil
ATENÇÃO: As contas corrente deverão ser cadastradas no SIGA, PELO ALUNO.
Veja AQUI a listagem com os alunos selecionados
Comunicado importante aos alunos que recebem a Bolsa Auxílio
Em conformidade com o estabelecido pela Resolução CONSUNI 21/2011, informamos que todos os alunos que recebem a Bolsa Auxílio terão direito a complemento financeiro a título de Auxílio Transporte no valor de R$ 70,00, com pagamento retroativo a março/2012.
Na folha de pagamento do mês de maio/12, juntamente com o valor relativo à bolsa (R$ 360,00), serão creditados os valores do Auxílio Transporte referentes aos meses de março, abril e maio (R$ 210,00).
Nos meses seguintes os bolsistas receberão o valor da Bolsa Auxílio (R$ 360,00) e o Auxílio Transporte (R$70,00), totalizando R$ 430,00.
Edital de Apoio a Eventos Estudantis

A Comissão de Avaliação dos projetos apresentados no Edital de Apoio a Eventos Estudantis - 1ª fase (eventos realizados até 15 de julho), divulgou o resultado.
Clique AQUI para ver a lista dos projetos
Membros da Comissão de Avaliação:
- Telma Fernandes Gil - SuperEst - Presidente
- Suzana Alves Marinho - SuperEst
- Profa. Maria Gertrudes Justi da Silva - Assessora PR-1
- Nilce Costa de Lira - PR-3
- Profa. Selene Alves Maia - PR-5
Importante: Leia AQUI alterações em datas de alguns eventos.
AVISO IMPORTANTE: LEMBRAMOS AOS ALUNOS QUE OS INTERESSADOS EM APRESENTAR PROPOSTAS PARA EVENTOS A SEREM REALIZADOS A PARTIR DE 15 DE JULHO (2a FASE DO EDITAL), DEVERÃO SUBMETER SEUS PROJETOS À SUPEREST ATÉ O DIA 30 DE MAIO !!! ESTAMOS À DISPOSIÇÃO PARA ESCLARECIMENTO DE DÚVIDAS E ORIENTAÇÕES NECESSÁRIAS !!!!
Publicado em 17/04/2012
Aviso da Direção da Residência Estudantil sobre os serviços de fornecimento de café e lanche aos alunos

Leia AQUI mensagem da Direção da Residência Estudantil com explicações sobre o fornecimento de lanches.
Publicado em 02/04/2012
Aviso aos alunos sobre o Auxílio Transporte e cartão rio card universitário

O cadastramento dos alunos ingressantes pela ação afirmativa em 2011 e 2012 e que têm direito ao BILHETE ÚNICO UNIVERSITÁRIO está sendo processado pela Secretaria Municipal de Transporte. A SuperEst foi informada que a partir do dia 10 de maio os alunos interessados poderão fazer o cadastramento no site da FETRANSPOR para emissão do Bilhete.
AVISO ESPECIAL AOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2012, PELA AÇÃO AFIRMATIVA:
Independentemente do Bilhete Carioca, estes alunos terão direito a Bolsa de Acesso e Permanência e ao Auxílio Transporte (PAGOS EM DINHEIRO - FOLHA DE PAGAMENTO), durante todo o ano de 2012.
As folhas de pagamento, tanto da Bolsa de Acesso e Permanência quanto do Auxílio Transporte, serão feitas no decorrer do mês de abril, com pagamento em maio, retroativo ao mês de março.
Ressaltamos que todos os alunos ingressantes pela ação afirmativa que entregaram a documentação completa na DAE até o dia 28/03 e cadastraram suas contas correntes no SIGA, entrarão nessa folha de pagamento.
Os que entregaram após esta data, entrarão na folha de maio para crédito em junho.
A DAE estará recebendo documentação dos alunos ingressantes pela ação afirmativa até o dia 27/04/2012.
RESULTADO DA 1ª ETAPA DO PROCESSO SELETIVO 2012
BOLSA AUXÍLIO E BENEFÍCIO MORADIA
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Está disponível listagem dos alunos que participarão da SEGUNDA FASE do processo seletivo de Bolsa Auxílio e Benefício Moradia.
Os alunos cujos nomes constam das listagens participarão da segunda fase do processo seletivo que, conforme aprovado em Edital, constará de:
- Preenchimento obrigatório de novo formulário online, através do SIGA. (Não é necessário imprimir este documento), no período de 26/03/12 a 06/04/12 (releia Edital, item 1.3)
- Entrega de documentação no período de 27/03 a 13/04, de acordo com a ordem estabelecida no Edital (releia Edital, item 1.4)
Lembramos aos alunos que receberam a Bolsa de Acesso e Permanência em 2011 e que irão participar da 2ª etapa desse processo:
Caso tenham encaminhado documentos à DAE por ocasião do processo de pré-seleção, ocorrido em dezembro /2011, devem verificar o resultado desse processo, disponibilizado em informativo, na página desta Superintendência.
- alunos deferidos com pendência – Deverão preencher formulário online e apresentar apenas (no período de 27/03 a 13/04) a documentação pendente e declaração conforme item 2.2 do Edital.
- alunos deferidos sem qualquer pendência – Deverão preencher o formulário de inscrição online e entregar declaração na DAE, no período de 27/03 a 13/04, conforme previsto no item 2.2 do Edital.
ATENÇÃO: Os alunos deverão acompanhar as etapas do processo seletivo, observando, atentamente, as datas.
Veja abaixo:
- Planilha candidatos a Bolsa Auxílio - 2ª fase
- Planilha candidatos ao Benefício Moradia - 2ª fase
- Edital Auxílio ao Estudante 2012
Informação para o Benefício Moradia / 2012
Conforme informado anteriormente, nos próximos meses estão previstas obras para melhoria das condições de infraestrutura no prédio da Residência Estudantil. Assim, NÃO haverá possibilidade de encaminhamento dos alunos selecionados no processo seletivo de 2012, na modalidade Benefício Moradia, para ocuparem quartos na referida residência, conforme vem acontecendo ao longo dos últimos anos.
Considerando a importância do benefício moradia para a permanência de um significativo segmento de estudantes na universidade, fica definido que:
- Os alunos selecionados no processo seletivo do Auxílio ao Estudante – Modalidade Benefício Moradia para 2012 receberão um Auxílio Manutenção de R$ 360,00, acrescido de Auxílio Moradia no valor de R$ 360,00 e de Auxílio Transporte (valor a ser definido) objetivando auxiliar na permanência do estudante, até a conclusão das obras da Residência Estudantil.
IMPORTANTE:
- Somente os alunos selecionados no processo seletivo de 2012 terão direito ao Auxílio Manutenção acrescido dos Auxílios Moradia e Transporte. OS ALUNOS QUE JÁ RESIDEM NA MORADIA ESTUDANTIL CONTINUARÃO, NORMALMENTE, USUFRUINDO DO DIREITO À VAGA!!!
PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA AUXÍLIO E BENEFÍCIO MORADIA ALUNOS INGRESSANTES EM 2012
( CHAMADAS DE LISTAS DE ESPERA)
Os alunos ingressantes em 2012 através das chamadas de listas de espera e que ainda não possuam acesso ao SIGA poderão fazer inscrição para o referido processo seletivo, manualmente.
Para isso deverão comparecer à DAE, impreterivelmente, nos dias 20/03 (terça-feira ) e 21/03 (quarta-feira), até as 17h, para preenchimento do formulário de inscrição.
A DAE está localizada no prédio da Reitoria, sala 809 – 8º andar, Cidade Universitária.
ATENÇÃO: NÃO SERÃO ACEITAS INSCRIÇÕES FORA DAS DATAS ESTABELECIDAS.
Renovação da Bolsa Auxílio/2012 - Atualização do resultado
Está disponível a listagem atualizada do resultado do processo de renovação da Bolsa Auxílio para o ano de 2012.Os alunos que foram INDEFERIDOS pelas COAAs poderão apresentar recurso, ATÉ O DIA 23\03. O mesmo deverá ser entregue na respectiva COAA para ser protocolado. A cópia do protocolo de recebimento deverá ser entregue na DAE até a data acima.
Clique AQUI para ver a listagem.
Atenção alunos que receberam Bolsa de Acesso e Permanência (BAP) em 2011
Para concorrer à Bolsa Auxílio ou Benefício Moradia é obrigatória a inscrição no processo seletivo do Auxílio ao Estudante conforme Edital já divulgado nesta página (veja link Editais).
Os alunos que enviaram documentação à DAE em dezembro de 2011 TAMBÉM deverão fazer suas inscrições.
Comunicado aos alunos ingressantes em 2012 pela ação afirmativa - Informações sobre a Bolsa de Acesso e Permanência e Auxílio Transporte
Alunos ingressantes em 2012 pela ação afirmativa devem providenciar os documentos abaixo relacionados, para recebimento da Bolsa de Acesso e Permanência e o Auxílio Transporte. Ambos os benefícios serão pagos retroativos ao mês de março/12.
Documentos
- comprovante de abertura de conta corrente (poderá ser conta universitária) do Banco do Brasil.
ATENÇÃO: A conta deverá ser cadastrada no SIGA, pelo aluno. Caso não seja feito este cadastramento não haverá pagamento da bolsa e do valor relativo ao auxílio transporte.
- comprovante de residência (cópia de uma das seguintes contas: luz, gás ou telefone).
ATENÇÃO: No caso do aluno estar residindo em moradia alternativa (vaga, república, casa de amigos ou parentes e etc.) enviar a conta acompanhada de declaração do titular, informando que o aluno está morando em sua residência.
- Questionário (acesse AQUI o arquivo e imprima)
- Declaração (acesse AQUI o arquivo e imprima)
Entrega dos documentos
Somente serão aceitos os documentos completos, em envelope identificado com o nome do aluno, DRE, e-mail cadastrado no SIGA e telefone para contato.
Período: De 6/03 a 26/03/12
Local: Divisão de Assistência ao Estudante – Prédio da Reitoria – sala 809-8º andar
Horário: De 9h às 16h
Orientações para seleção do Auxílio ao Estudante de 2012 (bolsa auxílio e auxílio manutenção/moradia)
É muito importante que o Edital de Seleção ao Auxílio ao Estudante/2012 seja lido com atenção e observados os prazos das etapas do processo seletivo e de entrega de documentos. Esses prazos serão rigorosamente obedecidos. O Edital está disponível nesta página, no link EDITAIS.
A primeira e a segunda etapa do processo serão online. Não há necessidade de imprimir nenhum dos formulários.
As inscrições já estão disponíveis no SIGA. Os alunos calouros só terão acesso ao SIGA após efetivarem a inscrição em disciplinas.
Os alunos ingressantes em 2012 pela ação afirmativa só poderão concorrer ao Benefício Moradia e, caso sejam selecionados, deixarão de receber a Bolsa de Acesso e Permanência e o auxílio transporte a que têm direito por essa forma de acesso.
Todos os documentos constantes do Edital deverão ser encaminhados junto com declaração do aluno, conforme especificado no item 2.2 do Edital - Da Documentação.
Para entrega da documentação deverá ser obedecida a ordem alfabética nominal, estabelecida no item 1.4 do Edital.
A documentação poderá ser entregue na DAE pelo próprio aluno ou representante. Neste caso, o aluno deverá fazer autorização por escrito com cópia do seu documento de identidade.
Os alunos do Campus UFRJ-Macaé e do Pólo Xerém poderão entregar a documentação nas respectivas secretarias acadêmicas.
ATENÇÃO PARA INCLUSÃO DE DOCUMENTAÇÃO NO SUBITEM 2.2 DO EDITAL : Declaração do aluno redigida ou digitada em folha A4, contendo relato minucioso sobre as razões que o levam a solicitar o benefício. Poderá também conter qualquer esclarecimento que julgue necessário sobre a situação socioeconômica familiar. A Declaração deve ser datada e assinada.
ATENÇÃO: ALUNOS DA BOLSA DE ACESSO E PERMANÊNCIA EM 2011
Os alunos que receberam a Bolsa de Acesso e Permanência em 2011 que desejem participar desse processo seletivo deverão fazer sua inscrição, conforme especificado no Edital. Caso não a realize, não participarão do processo seletivo.
Os alunos que encaminharam documentação à DAE, em dezembro/2011, para a pré-seleção do Auxílio ao Estudante, deverão verificar a listagem com o resultado desse processo, nesta página, observando:
- Caso tenham sido DEFERIDOS – Não há necessidade de encaminhar documentos à DAE, porém devem realizar sua inscrição.
- Caso tenham sido DEFERIDOS COM PENDÊNCIA: Entrar em contato com a DAE para tomar ciência da documentação pendente e enviar apenas esses documentos para o processo de seleção no período estabelecido no Edital, porém também devem realizar sua inscrição.
- Caso tenham sido INDEFERIDOS, não deverão fazer a inscrição no processo seletivo, pois estão fora do critério econômico estabelecido para as bolsas de assistência estudantil (ver item 1.1 do Edital).
Obs. Os alunos que participaram da pré-seleção para o Auxílio ao Estudante/2012 e obtiveram parecer DEFERIDO E DEFERIDO COM PENDÊNCIA, estarão concorrendo aos benefícios com os demais alunos inscritos.
Informação para o Benefício Moradia / 2012
Conforme informado anteriormente, nos próximos meses estão previstas obras para melhoria das condições de infraestrutura no prédio da Residência Estudantil. Assim, NÃO haverá possibilidade de encaminhamento dos alunos selecionados no processo seletivo de 2012, na modalidade Benefício Moradia, para ocuparem quartos na referida residência, conforme vem acontecendo ao longo dos últimos anos.
Considerando a importância do benefício moradia para a permanência de um significativo segmento de estudantes na universidade, fica definido que:
- Os alunos selecionados no processo seletivo do Auxílio ao Estudante – Modalidade Benefício Moradia para 2012 receberão um Auxílio Manutenção de R$ 360,00, acrescido de Auxílio Moradia no valor de R$ 360,00 e de Auxílio Transporte (valor a ser definido) objetivando auxiliar na permanência do estudante, até a conclusão das obras da Residência Estudantil.
IMPORTANTE:
- Somente os alunos selecionados no processo seletivo de 2012 terão direito ao Auxílio Manutenção acrescido dos Auxílios Moradia e Transporte.
- As inscrições para o processo seletivo devem ser feitas pelos alunos interessados, conforme as normas previstas em Edital, a ser divulgado na segunda quinzena de fevereiro/2012, na página da Superintendência Geral de Políticas Estudantis (www.superest.ufrj.br).
- O Edital deverá ser lido atentamente, bem como as orientações que serão disponibilizadas.
Comunicado Renovação da Bolsa Auxílio para 2012
Veja em anexo, resultado do processo de Renovação da Bolsa Auxílio para 2012.
Lembramos que, conforme consta do Edital de Renovação do Auxílio ao Estudante – Modalidade Bolsa Auxílio para o ano de 2012, os alunos que forem INDEFERIDOS terão até o dia 9 DE MARÇO DE 2012 para apresentar recurso por escrito:
- Na DAE caso o indeferimento tenha sido por essa Divisão.
- Na COAA, se indeferido pela avaliação acadêmica (Neste caso o aluno deve entregar cópia do protocolo do pedido de recurso à DAE).
ATENÇÃO: NÃO SERÃO ACEITOS RECURSOS FORA DO PRAZO.
Sejam bem-vindos, calouros da UFRJ !!!!
Estamos aqui para ajudá-los
Boas-vindas e informações da Divisão de Assistência ao Estudante
Alunos ingressantes em 2012 - informações importantes
Leia o edital de seleção para o Auxílio ao Estudante / 2012 – Modalidades Bolsa Auxílio e Benefício Moradia.
Clique AQUI para saber mais !!!
Comunicado aos alunos que receberam Bolsa Acesso e Permanência (BAP) em 2011
O resultado para a pré-seleção para o Auxílio ao Estudante encontra-se disponível. Os alunos que foram deferidos com pendências, só deverão apresentar os documentos pendentes por ocasião da seleção do Auxílio ao Estudante, que deverá ocorrer em março (Edital será disponibilizado em fins de fevereiro). Caso deseje ser informado sobre a referida documentação, entrar em contato com a Divisão de Assistência ao Estudante, através dos telefones 2598-1718 e 2598-1724, de 8h às 17h.
Para ver a relação completa dos alunos, clique AQUI












